Tocantins - MG

Atendimento: (32) 9 9954-4017 | (32) 3439-0660

Notícias

Como implantar um software de recursos humanos com sucesso?

02/07/2017
Para fazer com que o RH deixe de ser apenas uma sala dentro da empresa e passe a atuar de forma estratégica no negócio, é fundamental implantar um software de recursos humanos com sucesso. Com ele, é possível diminuir a burocracia, otimizar as atividades e apresentar melhores resultados.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto e entender como essa ferramenta pode simplificar a sua vida? Então não deixe de ler este artigo até o final. Boa leitura!

Quais são as vantagens de um software de RH?

Seja para administrar as atividades rotineiras do setor seja para elevar a produtividade dos colaboradores, a solução se mostra imensamente útil para o setor de recursos humanos.

Ao contar com um programa completo, capaz de organizar o dia a dia do RH, se torna mais fácil para o gestor da área administrar as atividades e aperfeiçoar a gestão de pessoas, fazendo avaliações de desempenho a partir de parâmetros claros e precisos, sem represálias nem favoritismos a ninguém.

Todo esse processo pode ser realizado com o máximo de segurança. Ao implantar um software de recursos humanos com sucesso, toda informação trabalhada se torna digital.

Assim, ela pode ser armazenada em servidores na nuvem, com proteção de criptografia e senhas, mantendo a confidencialidade dos dados.

Conheça agora outras 5 vantagens.

1 – Menor incidência de erros

Muitos setores de recursos humanos das organizações sofrem com o erro humano, acarretando diversos tipos de problemas.

Contudo, ao apostar em uma solução moderna e inovadora de qualidade, pode-se reduzir a intervenção manual em atividades mais sujeitas a riscos, minimizando a quantidade de inconsistências e equívocos.

É importante frisar que a ferramenta não substitui o homem pela máquina. A principal ideia é tornar os processos mais precisos, aperfeiçoando-os por meio da implementação de um software de recursos humanos.

2 – Aumento da performance

Se a rotina do gestor de RH exige resultados rápidos e corretos, então é hora de apostar em um software de RH sem medo. O imediatismo, cada vez mais comum nas empresas, não precisa ser sinônimo de erros e trabalhos malfeitos.

Ao adotar a solução, você consegue obter resultados com o máximo de agilidade e eficiência, já que a ferramenta é bem planejada e funciona de forma criteriosa.

Assim, o gestor pode gerar e analisar relatórios instantâneamente, atendendo às demandas corporativas em tempo hábil, além de auxiliar o profissional na tomada de decisões baseadas nos dados computados.

Portanto, tanto para aperfeiçoar os trabalhos dos funcionários quanto para otimizar os procedimentos com foco em produtividade e resultados, o software de RH é um excelente aliado.

3 – RH mais estratégico ao implantar um software de recursos humanos com sucesso

O RH estratégico é um ponto chave para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado. Contudo, para se chegar a esse patamar, é preciso que o gestor faça um trabalho de reestruturação do setor, em conjunto com outras áreas.

No entanto, não se trata de uma tarefa simples. Quando se fala nesse novo conceito de recursos humanos, precisamos considerar as ferramentas adequadas justamente para alinhar o novo modelo de trabalho em conformidade com a missão e valores da empresa.

4 – Redução da complexidade de tarefas

Outro ponto importante é a concentração de tarefas nas mãos de um único funcionário, uma situação bastante comum em vários ambientes corporativos.

Se o profissional responsável pelas tarefas precisa faltar por algum motivo (atestado, férias, licença, etc.), a organização acaba perdendo muito tempo até que seu substituto tenha condições de ocupar suas atribuições de maneira integral.

Com o software, essa tarefa fica menos complexa, já que o sistema é otimizado e várias de suas atividades são automáticas. Cálculos de folha de pagamento, avaliações de desempenho, saúde e segurança do trabalho, por exemplo, são realizados de forma mais ágil e totalmente padronizada.

5 – Adaptação ao eSocial

Uma solução de recursos humanos bem ajustada às necessidades da empresa garante a simplificação de procedimentos ligados ao eSocial, que deve receber algumas tarefas diárias do sistema.

A plataforma do Governo Federal exige que as organizações se adaptem a ele para cumprir suas exigências fiscais, trabalhistas e previdenciárias, que são obrigatórias.

Sem o auxílio de um software de RH, esses procedimentos podem gerar certo transtorno e confusão. Mas com a sua adoção, os processos são otimizados, simplificando a vida de gestores e profissionais do setor.

Vale a pena investir em um software de RH?

Se você ainda não está convencido da importância de contar com esse sistema, as atividades do setor ficam mais automatizadas, melhorando também o gerenciamento do tempo dos colaboradores, que podem se focar em tarefas mais importantes do RH, como treinamentos, recrutamento e seleção de pessoas.

Além disso, a ferramenta atua colhendo, analisando e registrando dados operacionais e estratégicos da área. Isso garante um maior controle e segurança da informação, gerando maior vantagem competitiva para a organização.

Para que o software de recursos humanos seja adotado na empresa com sucesso, o gestor precisa levar em conta os seguintes fatores:

conhecimento das reais necessidades do setor, levando em conta a realidade do empreendimento;
analisar quais ferramentas são relevantes para a área de recursos humanos em curto, médio e longo prazos;
fazer um escopo do projeto;
pesquisar fornecedores de boa confiabilidade no mercado;
envolver as equipes, para fazer uma escolha mais acertada;
verificar a possibilidade de integrar o software de recursos humanos com o sistema de gestão empresarial que já atende a outros setores (especialmente o de TI), para aumentar sua eficiência.

Ter ciência da relevância desses fatores faz toda a diferença na hora de escolher e adotar uma solução de recursos humanos. Afinal, essa decisão não impacta somente o RH, mas sim a organização como um todo.

Ou seja, ao implementar um software de recursos humanos com sucesso, é possível reduzir a burocracia e lentidão das atividades, trabalhar com uma equipe sem sobrecarga e produtiva, representando um grande avanço para o setor de RH se tornar mais forte e com atuação mais estratégica para o negócio.

fonte:metadados.com.br

Categorias

Notícias

FACEBOOK