Tocantins - MG

Atendimento: (32) 9 9954-4017 | (32) 3439-0660

Treinamento Funcional CESATRA (TFC)

O que é?

Os movimentos voluntários do nosso corpo ocorrem por causa da transferência de informações saídas do cérebro e da medula espinhal para os nossos músculos, os quais movimentam os ossos e articulações. A esse sistema damos o nome de sistema neuromuscular.

O Treinamento Funcional (TF) é um tipo de atividade física que, através de um programa de condicionamento neuromuscular, gera desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional em desempenhar as atividades da vida diária (AVD’s), das atividades de laser e esportivas.

Mas porque usa-se o termo “funcional”? A estrutura do lugar ou a escolha dos exercícios não tornam um treinamento “funcional”, assim como não existem exercícios que possam ser mais ou menos “funcionais” para todo mundo. Para que um treinamento seja funcional, o profissional deve-se controlar e manipular os exercícios para que eles contenham a dose adequada para que ele auxilie a pessoa a melhorar sua capacidade de realizar atividades funcionais no trabalho, no laser, nos cuidados pessoais e no esporte.
 
Quem pode fazer?

De maneira gral, qualquer pessoa pode fazer o treinamento físico! Crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens, mulheres, sedentários e praticantes de atividade físicas: todos podem praticar o treinamento funcional. Porém, obviamente, cada um desses grupos e cada pessoa possuem característica que devem ser respeitadas e a progressão dos exercícios deve se feita de maneira cuidadosa e consciente.

Assim como a maioria das atividades físicas, existem algumas restrições para os treinamentos funcionais, que devem ser analisados caso a caso. Além de fatores como idade e sexo, o nível de atividade física prévia de cada praticante também deve ser analisado. Pessoas que são ativas fisicamente ao longo da vida se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Em pessoas sedentárias ou com baixo nível de atividade física, além de uma boa avaliação, devem iniciar gradativamente, a partir de exercícios preparatórios para, posteriormente, ocorra a evolução para exercícios mais avançados.

 A priori é extremamente recomendável que seu aluno faça uma avaliação com um médico, que irá indicar se ele está apto ou não para prática de exercícios. Depois, é preciso despertar no aluno a consciência sobre os limites do seu próprio corpo.
 
Quais os benefícios?

Melhora da funcionalidade
O seu objetivo central do TF é tornar o corpo capaz de exercer os movimentos com a melhor competência possível! Atividades de autocuidado, pessoais, esportivas, de lazer e de trabalho devem ser realizadas sem causar problemas à saúde do indivíduo e isso é conseguido através do TF.

Trabalha o corpo todo
Na musculação tradicional realizada dentro da academia, os pesos fazem com que cada exercício trabalhe com os grupos musculares de forma isolada. Já nos treinos funcionais, praticamente em todos os movimentos você sempre vai exercitar mais de um grupo de músculos, o que torna os exercícios mais completos, proporcionando um condicionamento físico mais abrangente.

Emagrecimento e alto gasto de energia
A combinação de exercícios aeróbicos, exercícios resistidos e exercícios intervalados gera um gasto médio de 800 calorias em uma hora de TF. Para título de comparação, a corrida durante o mesmo tempo, se gera gasto de 700 calorias. Além disso, a maior complexidade do movimento faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior.

Tonificação dos músculos
O tipo de treinamento muscular causado pelo TF, bem como o ritmo de exercício, gera uma contração dos músculos mais duradoura, causando a tonificação dos músculos de várias regiões como glúteos, abdome, coxas, braços e outros.

Prevenção de Lesões Esportivas
Jogar futebol, andar de bike ou de moto pelas trilhas, correr, jogar tênis, dentre outras atividades, são consideradas práticas de alto impacto sobre os músculos, articulações, tendões, cartilagens, em resumo, sobre o sistema osteomuscular. Todas essas atividades são muito prazerosas, mas tem grande potencial de gerar lesões no corpo, pelo grande quantidade de energia sobre o corpo e, por isso devem ser feitas mediante preparo do corpo! Esse preparo requer fornecer ao corpo condições de suportar tais atividades e de simular essas atividades funcionais. O TF é excelente para esse preparo do indivíduo, dando-lhe força, flexibilidade, condicionamento e coordenação suficientes para evitar as lesões.

Redução das dores de trabalho
As dores nos ombros, coluna, pescoço geradas pelo trabalho acontecem por uso excessivo do corpo durante as atividades laborais e devido à baixa condição física dos trabalhadores. O TF melhora a capacidade física do trabalhador, fazendo com que ele suporte melhor cargas sofridas no trabalho.

Melhora do Condicionamento Físico
Já pensou em correr os 90 minutos, subir a serra de bike, chegar primeiro na bola, aguentar a moto no braço na descida de uma costeleta, chegar ao 3º set sem cansar, correr para salvar aquela bola na paralela, dar aquele carrinho para salvar o gol no final do jogo? Com o TF você pode tudo isso, pois através de um conjunto de exercícios, você melhora a capacidade cardiovascular do seu corpo e a resistência muscular para aguentar as demandas das suas atividades esportivas, de trabalho e de vida diária.

Outros benefícios
Além dos benefícios citados acima, o TF pode trazer grandes contribuições como a melhora da flexibilidade, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio, redução da chance de acometimento de doenças cardiorrespiratórias, além da redução de triglicerídeos, colesterol e glicose no sangue.

Como são feitos os exercícios?

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Todos esses movimentos são multiplanares, ou seja, feitos em vários planos de movimento ao mesmo tempo. A combinação desses movimentos e suas variedades são do que fazem a base do TF e fazem com que muitos músculos sejam trabalhados durante os exercícios. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação e, por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia.

Os movimentos feitos, envolvem todos os grupos musculares e não trabalha os músculos isolados. Entre os acessórios para exercícios funcionais os mais comuns são: cordas, elásticos, cones, barras, bolas, jump, step, elásticos e halteres, entre outros, que estimulam e dificultam o treino, além de aumentar o esforço do aluno.
Porém, o principal recurso é o próprio corpo! Muitos exercícios funcionais utilizam somente a força corporal e exigem prepara físico, como por exemplo, os apoios no solo.

Um exemplo de resultado desses exercícios é sobre o tronco estável, a coluna protegida e a “barriga de tanquinho”. Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. A sacada do funcional é acionar essa musculatura em todos os exercícios, não só nos abdominais. Como resultado temos uma barriga definida!
 
Treinamento Funcional X Musculação

Depois de apresentar e detalhar sobre o Treinamento Funcional, você deve estar curioso em saber se este método substitui realmente a musculação. A resposta é que depende do resultado que você quer alcançar. O treinamento Funcional agrega volume e definição muscular, com a vantagem de manter a harmonia estética, mas se o objetivo é obter um corpo de fisiculturista, aí você tem que “pedir” auxílio da musculação, pois somente ela será capaz de dar volume.

Na musculação o foco é a força e no funcional o foco é a flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência, potência e todas as outras capacidades físicas que possuímos. Além do mais, o TF tira a pessoa dos movimentos mecânicos e em um único eixo, como acontece na musculação, e exige movimentos complexos, como são todos nossos movimentos corporais. Outro diferencial entre o treinamento funcional e a academia é a atenção do profissional com os praticante, pois (com exceção do personal trainer, serviço que tem alto preço), nas academias, normalmente, o indivíduo fica sozinho, solto com uma ficha na mão, sem orientações frequentes. Além disso, é muito comum, a prática ilegal de estagiários e não educadores físicos serem os instrutores das academias. No TF da CESATRA você é avaliado pelo Educador Físico e pelo Fisioterapeuta formados, especialistas, os quais os acompanham durante toda prática, CORRIGINDO e ORIENTANDO seus movimentos, cargas e desempenho. Por essa e outras razões, o TF virou uma excelente alternativa para quem estava cansado dos exercícios na academia.
 
Treinamento Funcional na CESATRA

E porque devo escolher a CESATRA para praticar o TF:

Atendimento Individualizado

No TF selecionamos adequadamente os exercícios, atendendo à funcionalidade do indivíduo. Para que um treinamento seja considerado realmente “funcional” ele precisa se adaptar à sua rotina. Alguns têm mais facilidade para fazer certos exercícios do que outros e nem todos buscam os mesmos resultados. O ideal é que cada treino seja construído de forma individual, focando nos objetivos em que você deseja alcançar.

Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento.
No TF CESATRA não tem aquela de “mesma ficha” ou de mesmos exercícios para todo mundo!

Exercícios baseado em Metas

A prática regular de atividades físicas é um dos itens fundamentais para quem quer ter mais qualidade de vida e escolher em qual ambiente suas atividades físicas serão praticadas e quais os tipos de exercícios que serão realizados é igualmente importante para que você possa traçar as suas metas e alcançar seus objetivos! O TF é ideal para quem quer sair do sedentarismo, para quem quer emagrecer, para quem quer preparar para uma competição esportiva, para quem quer reduz dores ou ainda melhorar o condicionamento físico.

Treinamento Progressivo

Progredir significa “andar pra frente”! Porém, para que se possa chegar onde se quer, devemos andar com segurança! A progressão dos exercícios é importante pois, além de causar segurança na realização dos exercícios, gera a sobrecarga benéfica para melhorar a capacidade cardiovascular e músculo-esquelética.

Inovador!

O TF CESATRA possui várias características inovadores, que o diferem dos outros:
  1. É o único com avaliação do Fisioterapeuta e do Educador Físico, os quais criam um completo protocolo de atividade física que (1) corrige suas disfunções que causam ou poderiam causar dores no corpo; (2) aumenta a capacidade do seu corpo de realizar as atividades funcionais e (3) melhora efetivamente sua qualidade de vida!
 
  1. Possui uma estrutura pensada para o TF, com todos os recursos necessários para você conseguir seus objetivos.
 
  1. Treinamento focando suas metas! Através da completa avaliação do Educador Físico e do Fisioterapeuta, são criadas as metas do treinamento e todo o protocolo de tratamento é feito sobre seus objetivos.
 
  1. Vários profissionais envolvidos! A CESATRA tem uma equipe de Fisioterapeuta, Educadores Físico, Nutricionista e Psicólogo pra cuidar da sua saúde física e mental!
 
  1. Profissionais habilitados, capacitados, especialistas e em constante atualização!

Ficou interessado? Clique aqui e agende sua avaliação!